A tarefa dessa semana foi importante por vários motivos. O primeiro deles é ambientar-nos em publicações de blog, em uma postagem sucinta que defende um ponto de vista pessoal sobre o assunto desejado a se discutir. Além disso, pode-se acompanhar o blog dos colegas e comentar suas publicações, algo que auxilia a interação e incentiva o debate e a respeitar a opinião dos outros.
Muito interessante o foco do André no tema ABUNDÂNCIA, destacando mais ainda a eterna tendência do conhecimento se tornar dinâmico, assim como ocorre com os meios de conhecimento. O comentário presente mostrou o alerta para os profissionais de hoje, que devem sempre se atualizarem, pois já não existe mais aquela formação perfeita dos centros de ensino, mesmo as melhores universidades do mundo.
Já no assunto abordado pelo Fernando, vemos como a tecnologia pode criar truques e mudar cada vez mais nossa noção de CERTEZA e INCERTEZA. Mais do que definir para nós mesmos essa certeza, devemos sempre contestar as informações. E o Rafael destacou o que acontece com as pessoas que aceitam tudo o que lhes é apresentado: são facilmente enganadas e na maioria das vezes manipuladas. Um exemplo muito bem ressaltado.
Com uma comunicação cada vez mais democrática, começamos a enfrentar outro grande problema discutido pelo Paulo em FLUXO - RESERVATÓRIO. Até onde esse monstruosa quantidade de informação pode ser útil? Isso varia e muito de pessoa para pessoa, mas conforme colocado pelo Isdias, já é uma grande evolução, visto que cada um pode passar seu ponto de vista, o que pode amadurecer em muito as discussões. Mas o Gustavo alerta: deve-se sempre estar atento às fontes de informação, pois locais não confiáveis é que podem comprometer e prejudicar no que tange a quantidade de informação.
Por fim, temos a discussão do tema do Vítor sobre MÍDIAS, em que ele elogia as novas formas de comunicação, o que tornas estas cada vez mais democráticas para aqueles que tem dificuldades ou não possuem acesso aos meios tradicionais. Contudo, a Alyne alerta que como a tecnologia evolui mais rápido que nossa capacidade de acompanhá-la, talvez possamos ficar embaraçados, atrasados ou perdidos em meio a tanto novo canal de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário