Nunca houve tanto conhecimento espalhado e acessível a todos os usuários da internet. Mas hoje, mais do que isso, temos inúmeras maneiras de exibir o conhecimento, não somente através dos mais diversos temas literários.
De certo modo, todos ainda obtém a maior parte do aprendizado ainda através de leituras. Porém, ocorre uma grande pluralização das maneiras de se expor os textos, seja através de apresentações, blogs, mensagens pessoais, correio eletrônico, etc.
Além disso, temos novas maneiras audiovisuais além da televisão e do rádio. E para cada nova maneira de difundir o conhecimento, novas sub maneiras são criadas, ou devido a especialização para se atender a públicos específicos, ou pela própria evolução da computação para disponibilizar assistência utilizando-se de novos recursos.
Resta saber até qual será o limite no qual os sentidos humanos poderão captar qualquer sensação percebível à nossa realidade.
De fato, nunca houve tantas maneiras de obter conhecimento. Este é um ponto positivo no que se refere à quantidade de informações que são divulgadas e no número de diferentes usuários que estas podem atingir.
ResponderExcluirO problema é que para cada maneira de difundir o conhecimento, é necessária uma diferente adaptação para que o usuário consiga buscar o que mais lhe interessa utilizando-se de novas ferramentas.
Resta saber até quando vão surgir novas ferramentas para obtenção de conhecimento e até quando vamos conseguir nos adaptar às mesmas, pois a tecnologia evolui muito mais rapidamente do que a nossa capacidade de acompanhá-la.