domingo, 10 de abril de 2011

Princípio da Web 2.0 e suas tendências de evolução

Síntese geral:

- Poder das massas:

Com o número cada vez maior de usuários, a web passa a ter uma maior democratização de ferramentas de produção e distribuição de conteúdo, com isto temos uma colaboração, uma mobilização e uma integração da informação por toda a rede.

- Dados numa escala épica:

A quantidade de dados armazenada atualmente é incrivelmente grande, e está crescendo cada dia mais. Os usuários podem transmitir e ter acesso a essa quantidade enorme de dados, o que favore mais a dispersão do conhecimento.

- Plataformas de remixagem e distribuição direta de dados:

O conteúdo digital é ainda mais fácil não só de armazenar e partilhar on-line, mas também mais fácil de editar e misturar (mashup) em novos e excelentes remixes.

- Experiências ricas do usuário:

O usuário passa a ter uma interação maior com a Web, ele acessa serviços através da web, nos quais possuem uma interface simples e similar as desenvolvidas para desktops. O usuário pode contruibuir com o conteúdo, pode compartilhar arquivos e as aplicações estão em constante evolução.

- Software não somente num simples dispositivo:

As aplicações são utilizadas através da web e são feitos para funcionarem independente da máquina ou dispositivo, em qualquer lugar e em qualquer hora.

- Beta pérpetuo:

A aplicação nunca atinge o estado acabado, pois ele está sempre sendo aperfeiçoado; E sua qualidade se encontra em constante evolução. Os recursos são implementados ou extintos baseado na demanda dos usuários.

- Valorização da cauda longa:

Com a web 2.0, podemos disponibilizar o que seria de interesse para poucos, permitindo assim atender das localidade mais distantes aos diversos tipos de pessoas. Assim, não somente o que é popular estará disponível.

- Modelos leves e custos em escala:

As aplicações são baseadas em princípios de simplicidade e facilidade de uso, gerando fácil integração de componentes e reúso de aplicativos. E quanto mais usuários utilizam uma dada aplicação, menor será o seu custo relativo.



Mapa Conceitual:




Caso o mapa conceitual, não esteja aparecendo, clique no link abaixo:

http://img821.imageshack.us/i/0001qj.png/


Nenhum comentário:

Postar um comentário