Para exemplificar as três eras de desenvolvimento de uma empresa de design de automóveis, vamos falar da empresa FORD.
ERA EMPRESA 0.0 |
- Poucos modelos de carros;’ - Poucos opcionais nos modelos; - Empresa Hierárquica; - Baseada em comando e controle; - Poucos concorrentes; - Pouca Publicidade; |
ERA EMPRESA 1.0 |
- Diversidade de modelos de carros; - Mais opcionais nos modelos; - Produção para mercado nacional e internacional; - aumento da concorrência; - aumento da publicidade em meios convencionais como jornais, revistas, TV, out-doors, etc; - diminuição do custo da produção; - produtos de alta qualidade; |
ERA EMPRESA 2.0 |
- Possibilidade de customizar o carro pelos clientes na internet; - Muitos Kits opcionais disponíveis; - Publicidade em meios alternativos na internet, como anúncios em sites, mídias socias, etc; - utilização de tecnologias de ponta; - Maior Interação com os clientes; |
Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_Motor_Company
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Ford
http://www.ford.com.br
http://www.zap.com.br/revista/carros/categoria/historia-das-montadoras/historia-ford/
http://www.infoescola.com/multinacionais/historia-da-ford/
A Ford está apostando alto no marketing voltado para as mídias digitais e sociais como uma boa empresa 2.0 deve fazer.
ResponderExcluirEm 2009 ela investiu 25% do seu orçamento para marketing em mídia digital e social. Mais do dobro gasto pelos seus concorrentes. E isso tem gerado boa visibilidade para a empresa e seus carros. Para mais detalhes:
http://www.businessweek.com/autos/autobeat/archives/2009/10/ford_spending_25_of_marketing_on_digital_and_social_media.html
Mas ainda sim, eu acho que a Ford deveria interagir mais com o publico, como a Fiat está fazendo.
ResponderExcluirO Fiat Mio é um exemplo de um programa bem interessante que a Fiat fez em 2009, onde as pessoas deram sugestão de como deveria ser o proximo carro da Fiat. Foram 17 mil participantes que enviaram ideias.
(http://www.fiatmio.cc/)
Já o aplicativo "Monte o seu", onde o usuário pode montar o carro como deseja, tanto a Ford como a Fiat oferecem o serviço.
A Ford possui poucas opções de integração com os clientes por meio de redes sociais. Esse tipo de ferramenta está se tornando cada vez mais popular e essencial para empresas que desejam ter um contato frequente com clientes.
ResponderExcluirAlém disso, sugestões para o desenvolvimento de produtos são essenciais, como o Fiat Mio citado no comentário acima.
Apesar disso, a Ford já está focada na Web 2.0 para divulgação de seus produtos através das mídias digitais.
É muito claro as mudanças que acompanharam a empresa em todas as eras. Na era 2.0 existe um grande valor na interação da empresa com os clientes. A Ford realmente precisa melhorar essa interação.
ResponderExcluirEste é um exemplo claro de como a mentalidade das grandes empresas mudaram radicalmente. A opinião dos clientes estão sendo cada vez mais valorizadas. Porém ainda acho que a Ford poderia escutar mais o seu cliente. A campanha mais forte deles é a do Ford Focus. As outras você quase nunca ouve falar. Mas a Ford já começou a mudança e não quer ficar para trás.
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