sábado, 11 de junho de 2011

Empresa de design de automóveis nas eras 0.0, 1.0 e 2.0

Para exemplificar as três eras de desenvolvimento de uma empresa de design de automóveis, vamos falar da empresa FORD.


ERA EMPRESA 0.0

- Poucos modelos de carros;’

- Poucos opcionais nos modelos;

- Empresa Hierárquica;

- Baseada em comando e controle;

- Poucos concorrentes;

- Pouca Publicidade;

ERA EMPRESA 1.0

- Diversidade de modelos de carros;

- Mais opcionais nos modelos;

- Produção para mercado nacional e internacional;

- aumento da concorrência;

- aumento da publicidade em meios convencionais como jornais, revistas, TV, out-doors, etc;

- diminuição do custo da produção;

- produtos de alta qualidade;

ERA EMPRESA 2.0

- Possibilidade de customizar o carro pelos clientes na internet;

- Muitos Kits opcionais disponíveis;

- Publicidade em meios alternativos na internet, como anúncios em sites, mídias socias, etc;

- utilização de tecnologias de ponta;

- Maior Interação com os clientes;


Referência:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_Motor_Company

http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Ford

http://www.ford.com.br

http://www.zap.com.br/revista/carros/categoria/historia-das-montadoras/historia-ford/

http://www.infoescola.com/multinacionais/historia-da-ford/


5 comentários:

  1. A Ford está apostando alto no marketing voltado para as mídias digitais e sociais como uma boa empresa 2.0 deve fazer.
    Em 2009 ela investiu 25% do seu orçamento para marketing em mídia digital e social. Mais do dobro gasto pelos seus concorrentes. E isso tem gerado boa visibilidade para a empresa e seus carros. Para mais detalhes:
    http://www.businessweek.com/autos/autobeat/archives/2009/10/ford_spending_25_of_marketing_on_digital_and_social_media.html

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  2. Mas ainda sim, eu acho que a Ford deveria interagir mais com o publico, como a Fiat está fazendo.
    O Fiat Mio é um exemplo de um programa bem interessante que a Fiat fez em 2009, onde as pessoas deram sugestão de como deveria ser o proximo carro da Fiat. Foram 17 mil participantes que enviaram ideias.
    (http://www.fiatmio.cc/)
    Já o aplicativo "Monte o seu", onde o usuário pode montar o carro como deseja, tanto a Ford como a Fiat oferecem o serviço.

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  3. A Ford possui poucas opções de integração com os clientes por meio de redes sociais. Esse tipo de ferramenta está se tornando cada vez mais popular e essencial para empresas que desejam ter um contato frequente com clientes.

    Além disso, sugestões para o desenvolvimento de produtos são essenciais, como o Fiat Mio citado no comentário acima.

    Apesar disso, a Ford já está focada na Web 2.0 para divulgação de seus produtos através das mídias digitais.

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  4. É muito claro as mudanças que acompanharam a empresa em todas as eras. Na era 2.0 existe um grande valor na interação da empresa com os clientes. A Ford realmente precisa melhorar essa interação.

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  5. Este é um exemplo claro de como a mentalidade das grandes empresas mudaram radicalmente. A opinião dos clientes estão sendo cada vez mais valorizadas. Porém ainda acho que a Ford poderia escutar mais o seu cliente. A campanha mais forte deles é a do Ford Focus. As outras você quase nunca ouve falar. Mas a Ford já começou a mudança e não quer ficar para trás.

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