sexta-feira, 1 de abril de 2011

Conhecimento e suas características atuais: cada vez mais um FLUXO e menos um RESERVATÓRIO

Foi- se o tempo em que pesquisas escolares ou simples curiosidades eram resolvidas com uma consulta a alguma enciclopédia. Ou que as notícias diárias eram encontradas no jornal. Hoje em dia somos praticamente bombardeados por notícias das mais variadas, as vezes até mesmo sem querer. Assim sendo, até que ponto você acha que a forma como o conhecimento é dispersa hoje ajuda e a partir de que ponto ela pode começar até mesmo a prejudicar?

2 comentários:

  1. A mudança na difusão do conhecimento de reservatório para fluxo me faz refletir sobre a qualidade das idéias publicadas. Se antes poucas pessoas capacitadas publicavam sobre determinado assunto, hoje em dia qualquer um pode publicar uma informação, o que leva-nos a questionar a veracidade das idéias.

    Por outro lado, as pessoas tendem a interagir mais e
    manifestar pontos de vista diferentes, o que pode ser enriquecedor. Muitas pessoas que antes ficavam à mercê da opinião de um jornalista, hoje podem entrar em fóruns de discussões e manifestar o que pensam.

    ResponderExcluir
  2. O fato é que o conhecimento esta disperso e cada vez mais disponível a todos. Ter a capacidade de usar as ferramentas e recombiná-lo é algo essencial hoje em dia e se tornará cada vez mais.

    Creio essa forma dispersa ajuda no sentido de não impor limites ao conhecimento, ter acesso a informações espalhadas pelo mundo, compartilhar o conhecimento com todos que tenham o mesmo interesse, sem limite geográfico só faz enriquecer nossas vidas.

    Creio que começa a prejudicar por não saber exatamente a fonte de muitas coisas que são divulgadas, ou seja, elas podem não estar corretas ou podem partir de pessoas que agem de má fé, além disso, penso que administrar todas essas ferramentas e fontes será uma tarefa muito difícil, ou seja, muita informação para absorver.

    ResponderExcluir